[Estante Digital] Sorrisos Quebrados - Série Quebrados, vol. 1 - Sofia Silva

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.
                                                                Skoob 💜 Goodreads 💜 Amazon


             
Oi, gente!

Já ouviram falar da Sofia Silva? Não? Pois é, eu também não tinha até o final do ano passado e posso declarar que a Sofia foi um dos meus maiores achados de 2016. Essa autora portuguesa encontrou aqui no Brasil (virtualmente, porque ela mora em Portugal) apoio e público para apresentar as suas obras. Sorrisos Quebrados era só para ser um conto da série Quebrados, porém, uma história tão grandiosa e tocante não poderia ficar em somente poucas páginas, foi assim que a autora transformou em livro (completo) e deu a nós brasileiros a bem aventurança de o Brasil ser berço da Paola, André e Sol.

Eu não sei se conseguirei colocar em palavras todos os meus sentimentos para com esse livro, se serei digna de transmitir o que a escrita da Sofia realmente é. Quando penso em Sorrisos Quebrados é como se meu coração não estivesse no meu peito e sim em minhas mãos, frágil e exposto, mas pulsante, lutando por cada batida, cada contração. Parece exagero, não é? Como se eu estivesse romantizando demais. Talvez, realmente esteja, porém, quem leu a obra sabe exatamente do que estou falando.

De um lado temos a Paola, uma moça normal sem muitos atrativos visuais, mas dona de um sorriso encantador, romântica ela acredita que irá encontrar o par perfeito, o seu encaixe, o seu final feliz. E foi assim até encontrar o Eduardo, ela tinha a certeza que ele era o seu príncipe, sempre gentil, amoroso, ela não pensou duas vezes em dizer sim e ir ao altar com ele. Mas a realidade veio com a primeira demonstração de controle, de ciúmes, de possessividade, de opressão. Depois? Depois não tinha mais como não ver, perceber, sentir, veio o primeiro tapa, o segundo, o terceiro, então tapas não eram mais suficientes, vieram os castigos, os murros, os cachorros, a crueldade. Não, aquilo não era para está acontecendo, ele devia protegê-la, acarinhá-la, guarda-la, mas isso não estava acontecendo. Paola foi devorada (literalmente) pela crueldade do Roberto. Se ela sobreviveu? Sim, mas não inteira, estava quebrada.

Do outro lado temos o André, um jovem talentoso e sonhador, que buscou um dia por lugares altos. Hoje? É um cara cinzento, fechado e que vive para o trabalho buscando dar o sustento do seu maior tesouro. Sol, a sua filha. Uma criança, mas tão marcada e maltratada pela vida. Ele busca de todas as maneiras compensar o mal que um dia foi feito com sua pequena, busca a cura para sua alma tão inocente. A Sol é o único traço de cor na vida do André, mas tudo muda quando a Paola aparece na vida deles.

É tão difícil colocar o romance deles em letras que formam silabas e silabas que formam palavras. O encontro do André e da Paola é marcante e chocante, mas o da Paola e da Sol me arrancou lágrimas de desespero. A Sofia com muita poesia e leveza (digo leveza porque você não percebe até que esteja feito) vai te desmontando e te tornando uma Paola, um André, uma Sol só para depois ir te reconstruindo junto com os personagens, e esse processo é doloroso e desafiador. A escrita da autora é extremamente envolvente e profunda, direta e reflexiva.


Sorrisos Quebrados é um drama para chorar de desidratar, para ficar dias de ressaca literária, para se desesperar, mas vale a pena, porque você termina a leitura e sabe que não é mais o mesmo. A historia te faz refletir e refletir e refletir sobre tudo, te faz querer mudar como ser humano.

O enredo é incrível e bem amarrado. A capa está uma preciosidade e retrata com perfeição a historia. A revisão está um mimo, apesar de perceber algumas coisas do português de Portugal, a autora teve o carinho de deixar tudo bonitinho para gente. A diagramação eu nem comento porque vocês devem estar se perguntando se esses elogios nunca acabam.

Como costumo dizer, Sorrisos Quebrados é um livro para vida.

Recomendo de olhos fechados.

Acho que nem preciso dizer que dei cinco estrelas e favoritei, não é? Na verdade, se pudesse dar a constelação, eu daria.

Espero que tenham gostado. Não se esqueça de deixar nos comentários o seu parecer.

Beijos e um queijo mineiro!

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Oi, Elen!
    Eu sou apaixonada por essa capa! Muito linda *----*
    Pela sinopse eu percebi que essa história é daquelas que te fazem sofrer mesmo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir