[Entrevista] Tânia Lopes - Adote Um Autor Nacional

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Eu estou maravilhosamente encantada com Adote Um Autor Nacional, é um projeto do grupo do Facebook, Viciadas em Leitura Nacional, no qual a cada edição autores são inscritos e leitores voluntários apadrinham durante dez dias. Legal, não é?

E, diante dessa premissa, decidi participar, pois sou uma leitora ávida da literatura brasileira. Com isso, a minha afilhada sorteada foi a autora Tânia Lopes. Gente, ela é um amor de pessoa, mega simpática e estou me sentindo muito honrada por essa oportunidade. Espero  está a altura.

A primeira tarefa dada foi conhecer o autor e fazer uma pequena entrevista. Assim foi feito, mas claro, quis compartilhar isso com vocês também. Então, vou postar a mini entrevista que fiz e com muito agrado a Tânia respondeu, mas vou avisando, não sou nenhuma Fátima Bernardes. Ainda pegando o jeito rs



Sobre a autora: 




Tânia Lopes, Desde pequena, sempre gostou de imaginar histórias, criar personagens e enredos. Formou-se e exerceu a profissão de professora no Sul do Brasil onde mora com o Marido e uma filha. Hoje, dedica-se a escrever livros repletos de emoção, voltados para o público feminino, usa e abusa das questões do cotidiano. Fascínio, Sua primeira obra foi lançada na internet e se destacou na lista dos mais lidos no site em que está hospedado. Foi o incentivo que faltava para lançar o Insensatez.

  Fanpage da autora // Instagram // Grupo no Facebook



                                                             Obras:







Entrevista :



1- Me fale um pouco sobre Tânia Lopes

Sou apaixonada pela vida. Acredito que a força do “bem” sempre será maior. Amo escrever e o meu combustível é a música.

2- O que te levou a escrever?

Desde pequena as histórias surgiam em minha mente, mas nunca comentava com ninguém. Achava que todas as pessoas passavam por isso. Guardei como um segredo e aos 36 anos acabei confessando. Foi então que me disseram: Esse é o seu dom!Você é escritora, precisa passar essas histórias para o papel. Assim começou a minha luta.

3- Alegrias e tristezas que a escrita trouxe.

Vinte anos escrevendo e procurando por onde começar. Não foi nada fácil, confesso que algumas vezes pensei em desistir, mas o amor pela escrita sempre gritava mais alto. Após ter colocado Fascínio em um site de leitura comecei a ter os primeiros contatos com as leitoras. Na primeira semana o meu romance começou a ter recorde de acessos e foi parar na lista Top 20 livros mais lidos. Fiquei pasma por ter conquistado o segundo lugar em meio a sucessos estrangeiros. Podem imaginar o quanto fiquei grata e feliz.

4- Como foi escrever Fascínio? 

Fascínio me presenteou com situações inusitadas. Cheguei a ficar escrevendo por 5 horas e me assustei quando percebi que havia amanhecido.

5- Escreveu mais obras? Quais?

Tenho 19 livros, mas alguns estão pela metade.

6- Como foi o processo de publicação dos seus livros?

Fascínio foi o primeiro e consegui editá-lo através de incentivo cultural do meu Estado. Após o sucesso que ele obteve na internet decidi lutar por Insensatez. Agora me preparo para novo lançamento que acontecerá na Bienal de São Paulo.

7- Seu maior prazer?

Escrever em frente ao mar ouvindo música.

8- Como é Tânia leitora?

A Tânia leitora é devoradora de livros, mas ela só aparece quando Tânia escritora não está envolvida com o trabalho.

9- O que te inspira?

A vida.

10- Tânia, quais seus futuros projetos como escritora?

Continuar a editar todos os meus romances.

11- Recadinho para os leitores

Sinto muito carinho e gratidão por meus leitores. Costumo dizer que eles são a engrenagem da minha carreira. Jamais vou esquecer imensa força e carinho. Beijo a todos e mais uma vez, muito obrigada por tantas alegrias.
Elen Mattos, você é uma fofa! Amei a entrevista!


Quer saber mais sobre as obras da autora. Fique ligado aqui no blog e acompanhe as novidades e curiosidades sobre Tânia. 

Beijos e um queijo mineiro! 

Até a próxima! 

24 comentários:

  1. Olá
    adorei o projeto e especialmente, a iniciativa. É uma ótima ação para conhecermos novos autores e seus trabalhos. Eu não conhecia a autora, mas adorei a entrevista feita com ela. Com certeza estarei aguardando maiores novidades sobre as suas obras. E claro, desejo muito sucesso para ela!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já conhecia o projeto mas ainda não tinha visto nenhuma postagem de algum blog sobre ele, só algumas fotos no facebook mesmo. Eu não conhecia a autora e nem as obras e gostei bastante de saber um pouco sobre ela. Achei muito top ela gostar de escrever em frente ao mar e ouvindo música, quem não gostaria?

    ResponderExcluir
  3. Achei bem original essa coisa de "adote um autor nacional". Ou pelo menos, dê uma chance aos menos conhecidos...
    Adorei as respostas na entrevista e a imaginei escrevendo de frente para ao mar, que inspirador.
    Todo sucesso do mundo para ela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Elen,
    Não conhecia esse projeto, mas vou dar uma pesquisada nele.
    Já conhecia a autora, pois havia lido várias resenhas de seu livro, mas fiquei fascinada com suas respostas.
    Eu também acredito na força do bem e a é a vida que me inspira, afinal, o que seriamos sem ela?
    Espero que a autora tenha muito sucesso em sua jornada.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que projeto sensacional! Não o conhecia ainda, e nem a autora, mas achei a ideia excelente para conhecermos mais autores nacionais. A entrevista foi uma ótima forma de conhecê-la e saber um pouco sobre seus hábitos e sua história. Consequentemente não conhecia também o livro dela, mas adorei a capa e, é claro, desejo todo o sucesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olha eu sou do tipo que adora ajudar os autores nacionais e achei super legal esse projeto de adotar os autores nacionais. Eu acho que adotaria vários viu? rs Porque eles merecem todo o reconhecimento pelo trabalho que realizam e principalmente pelos seus personagens que nos conquistam em suas histórias. Eu gostei muito da sua entrevista. Ainda não conhecia a autora e nem sobre a história de seu livro. Espero poder ter a oportunidade =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Ellen, tudo bem?
    Que legal esse projeto, é uma grande oportunidade para leitores conhecerem novos autores e esses por sua vez mostrarem o trabalho deles. Além de ser uma delícia essa proximidade. Eu não conhecia a Tânia Lopes e nem as obras dela e achei-a super simpática e agradabilíssima. Espero que ela consiga editar os dezenove livros que escreveu e terminar os que estão pela metade. Vou ficar ligada no blog para conhecer mais sobre as obras dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que projeto maravilhoso! Fiquei chateada de a autora já ter 19 livros e eu não conhecer nenhum deles. Achei ela super simpática e me passou um calma muito grande, especialmente por ela gostar de escrever ouvindo o mar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Elen, tudo bem?
    Não tinha ouvido falar desse livro da autora, mas mesmo assim adorei ler a entrevista pois admiro quem ama escrever e tem paixão pela escrita. Quando eu era pequena as histórias também ficavam perambulando pela minha cabeça, mas diferente da autora eu botava no papel, só que depois que escrevia não gostava mais tanto assim, haha. Antes eu não lia muito livros nacionais, mas esse ano resolvi dar uma chance e não me arrependi, vejo agora que os autores brasileiros precisam ser valorizados!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Elen, tudo bem?
    Adorei o projeto, muito legal, também sou uma amante dos livros nacionais e sempre estou tentando ajudar divulgando as obras... Adorei conhecer a Tânia, não conhecia as obras dela, mas foi um prazer poder saber de mais uma autora nacional. Adorei o post!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não tinha conhecimento do projeto e achei a ideia muito legal. Não conhecia também a autora entrevistada, mas é sempre muito interessante saber um pouco da mente por trás de um livro, inspirações e processos. Muito boa a entrevista, parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Mais que projeto lindo, magnifico e interessante, sua protegida e muito fofa e eu gostei muito desse projeto e vou atrás para tentar participar também... achei o livro da Tania muito interessante e vou procurar saber mais sobre ele... enfim para alguém que não é uma Fatima Bernades vc ta ótima flor kk
    beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ellen!
    Achei a ideia do projeto muito bacana, tanto como blogueira/leitora que apoia a literatura nacional, quanto como autora nacional! Pesquisarei sobre ele, quem sabe? Adorei a entrevista! Gosto de como dá p gente saber um pouco mais dos autores assim. Apesar de não ter tantos livros quanto a Tânia, também busco a inspiração na vida e no dia a dia. Sucesso a ambas! bjs! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a ideia do projeto *o* {vou procurar}
    A Literatura Brasileira é tão rica, não entendo como tem gente que não curto nenhum autor de casa :/ anyway, a Tânia pparece ser mesmo uma fofa! Vou aguardar para ver aqui mais sobre os livros dela pq a entrevista foi bem divertida o/

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi linda. Primeiro quero dizer que fiquei encantada com esse projeto pois acho a divulgação dos autores nacionais muito importante pois temos que valorizar nossa proposta cultura. Eu tenho uma coluna chamada Conhecendo os Autores onde sempre trago um autor nacional também.
    Onde posso saber mais sobre esse projeto?
    Bj

    ResponderExcluir
  16. E agora quero falar sobre a entrevista claro, achei suas perguntas bem pertinentes e adorei as respostas da autora que me pareceu muito simpática e de bem com a vida. Também fiquei curiosa com os livros dela e espero ler resenha de algum deles ainda aqui

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Nao conhecia a autora.. Pareceu-me simpatica (e muito direta!) :) Fiquei curioso, sim! Ainda que nao seja muito o meu genero...

    Acontece sempre (acho eu), 19 romances por acabar?? Eu so tenho 3 ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Nossa, não conhecia esse projeto e achei essa ideia incrível! Com certeza, muito dos autores serão apadrinhados por ótimos leitores \o/ Eu ainda não conheço a narrativa da autora, e espero saber em breve mais sobre o seu livro. Estou na expectativa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Ai que projeto mais amor <3
    Ainda não conhecia a escritora, mas adorei ter essa oportunidade. Ela me pareceu ser muito simpática. Fora que eu me identifiquei super aqui, desde pequena eu também adoro criar histórias em minha cabeça. E sempre achei isso bem comum, achava que todo mundo fazia isso kk. Porém diferente de você Tânia, ainda não tive coragem de por esses pensamentos para fora.
    Parabéns pelas perguntas Elen.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Elen, não conhecia a autora ainda, mas desejo muita sorte para ela na publicação de seus livros! Ela pareceu uma pessoa super simpática e que trabalha bastante para ter sucesso. Ah, parabéns para você pela entrevista. Adorei ler!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Elen, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora e nem o livro ainda e confesso que sua entrevista me deixou bem curiosa, além da autora ser muito simpática! o livro parece muito cativante e envolvente e parece ser bem do jeitinho que eu gosto. Adorei a entrevista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Ah que legal! Eu ouvi rumores sobre isso mas não sabia bem como funcionava!
    Eu tenho esse livro Insensatez da sua afilhada! <3
    A autora realmente me parece muito simpática! Gostei das perguntas e achei ela bem direta nas respostas, do jeito que gosto!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Ai, que inveja, escrever em frente ao mar! *-* Escrever duvido que eu escreveria, mas estar em frente ao mar com frequência seria maravilhoso! Adorei a entrevista, você escolheu bem as perguntas, e achei o máximo esse projeto de apadrinhar escritores por alguns dias, nunca tinha ouvido falar! Vou procurar mais sobre ele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi! :)
    Que projeto legal, adorei a iniciativa e achei muito inspiradora! Acho importantíssimo que as pessoas tenham mais contato com a literatura brasileira. A gente tem tanto autor bom que não é reconhecido e só falta um empurrãozinho na leitura nacional que tudo daria certo. Parabéns por participar e incentivar esse momento!
    E quanto a entrevista, eu adorei! Deve ser muito difícil mesmo resolver virar autora, dar um jeito de editar e publicar seu livro, correr atrás de editora e ainda ter que agradar o público, que nem sempre é super receptível, né?
    Ótimo trabalho, vou dar uma procurada nesse livro e no projeto também :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir